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Também conhecido como Trilhas Interpretativas, os caminhos ecopedagógicos da Escola do Meio Ambiente, destinados a alunos de 4 a 17 anos de idade, são divididos em 4 categorias principais:
Caminhos do Ensino Infantil, Caminhos do Ensino Fundamental Caminhos do Ensino Fundamental II e Caminhos do Ensino Médio.

 

Os Caminhos do Ensino Infantil (4 e 5 anos) estão voltados para o encantamento das crianças participantes dos mesmos, sendo compostos por:

Trilha Encantada: O cenário exuberante da Floresta Irmãos Vilas Bôas, ao redor da EMA, somado às atividades lúdicas e aos personagens presentes no imaginário infantil (Contos de fadas) constroem um ambiente de encantamento, valorizando-se o brincar por meio do simples.
Trilha Indígena: Nessa trilha as crianças são convidadas a conhecer alguns aspectos da cultura indígena e seu respeito pela natureza. Por meio de atividades simples apresenta-se o índio como um ser humano igual a todos nós, apenas possuindo costumes diferentes que devem ser respeitados.

Os caminhos do Ensino Fundamental I valorizam as descobertas por meio de aventuras realizadas na natureza pelas crianças de 6 a 10 anos de idade, são eles:

Trilha do Peabiru: Com uma viagem ao passado a trilha resgata a cidadania por meio de uma reflexão sobre os povos que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do município de Botucatu e resgata a importância de cada indivíduo na construção da história de um povo.
Trilha do Tatu: Divertidas brincadeiras exploram os cinco sentidos, incentivando-se, assim, os alunos a buscarem um grande tesouro indispensável à vida: a água.
Trilha do Jequitibá: O objetivo dessa trilha é trabalhar de maneira dinâmica a importância da interação entre a fauna e a flora local, bem como desenvolver o respeito por todas as formas de vida.
Trilha do Sujão: Nessa trilha são abordados temas relacionados à questão da produção e do descarte inadequado do lixo e suas consequências para o meio ambiente e para os seres vivos. Procura-se enfatizar-se a importância da mudança de comportamentos relacionados ao consumo e ao destino final dos resíduos.
Trilha Agroecológica: Vivências na Horta Pedagógica enfatizam a prática de conceitos agroecológicos como a utilização do lixo orgânico para produção de adubo, uso de técnicas naturais para se evitar pragas e a opção por uma alimentação saudável.

Os Caminhos do Ensino Fundamental II, destinados a alunos de 11 a 14 anos de idade, estão subdivididos em dois ciclos:
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Ciclo da pesquisa: compreende as trilhas realizadas com alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental II. Promove a pesquisa nos ambientes da escola.
Ciclo da espiritualidade: compreende as trilhas realizadas com os alunos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental II, resgatando a busca do papel do indivíduo no planeta.
Trilhas do ciclo da pesquisa:
Trilha da Água: Pesquisam-se as formas de vida existentes na água e as que dela dependem evidenciando-se a importância da mesma para cada ser vivo e a inter-relação entre esses indivíduos e o ser humano.
Trilha da Biodiversidade: Investiga-se a biodiversidade presente na área da Escola do Meio Ambiente, a relação da mesma com o meio e a sua importância para a manutenção do planeta.

Ciclo da Espiritualidade:
Trilha da Cooperação: Busca conhecer-se a si próprio e a importância da cooperação no planeta.
Trilha do Reconhecimento: Os alunos são levados a se reconhecer como parte de um grupo, que por sua vez se relaciona e é interdependente com outros grupos que fazem parte do meio ambiente.

O caminho realizado com o Ensino Médio é dirigido especialmente aos alunos do 3º ano, sendo voltado para os aspectos ligados à espiritualidade do indivíduo. É composto pela:

Trilha do InterSer: Os alunos refletem sobre a importância de se conhecer e compreender o passado para buscarem atitudes conscientes e responsáveis no presente e a importância de se acreditar na realização de sonhos no futuro.

Formação Ecológica Integrada:

Voltado ao público adulto de educadores utilizando-se o método peripatético para promoção do autoconhecimento. É composta por quatro caminhos:
Caminho de Reverência à Vida, Caminho de São Francisco, Caminho para Sentir a Natureza e Jornada da Terra.

Vivências Socioambientais


Busca a sensibilização ambiental utilizando-se músicas, histórias, teatro e atividades de plantio. As vivências socioambientais são preparadas para:
Alunos da Escola Especial e NAPE
Idosos
Grupos do CREAS e CRAS
Crianças em período de férias, cujo projeto é chamado Aracatu de Férias.

Parceria: UNIMED Botucatu

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